​​“Ver-o-Peso da Nossa Música” nos 399 anos de Belém

 

 

O aniversário de Belém ganha mais uma vez, uma programação diversa e representativa da cena musical paraense. Grupo de Percussão Vale Música, Manoel Cordeiro, Nosso Tom, Espoleta Blues, Juliana Sinimbú, Natália Matos, Camila Honda, Nana Reis, Gina Lobrista e Warilou são atrações em 2015!

 

Em três anos de realização consecutiva, o Ver-o-Peso da Nossa Música vem trazendo ao público, sempre no calendário do aniversário de Belém, toda a riqueza cultural da música feita no Pará.

 

O festival já recebeu em seu palco, a cantora Lia Sophia, Mestre Solano, Dona Onete e Arraial do Pavulagem, os grupos do Programa Vale Música, Pinduca, Gang do Eletro, Arthur Espíndola e Gigi Furtado, além do Trio Chamote e Grupo Fruta Quente.

 

Trabalhando cultura, ação, identidade e toda a nossa musicalidade, o Festival Ver-o-Peso da Nossa Música vem valorizando grandes nomes da música paraense, mas também abrindo espaço para novos artistas.

 

Shows para todas as idades

 

Este ano estarão no palco montado no Centur, nos dias 11 e 12 de janeiro, o grupo de percussão do Projeto Vale Música, a cantora Gina Lobrista, ao lado do guitarrista Manoel Cordeiro, além dos grupos Espoleta Blues, Warilou, Nosso Tom e o show “Elas por Elas”, com as cantoras Juliana Sinimbú, Natalia Matos, Nana Reis e Camila Honda. A realização é da MM Produções com patrocínio da Vale.

 

Um encontro musical para todas as idades, o Ver o Peso da Nossa Música, traz novidade este ano. É que no domingo, 11, a programação começa às 10h, contemplando o público mirim, com a apresentação do Espoleta Blues, grupo formado em 2011, reunindo quatro pais e seus respectivos filhos.

 

Sofia (Voz), Babí (Voz), João (Voz e tambor) e Duda (Voz e guitarrinha) fazem a alegria do público miúdo, acompanhados por Junhão Feitosa (Bateria), Argentino Neto (Teclado, Sax e clarinete) e Fabrício Gaby (Guitarra).

 

As canções em ritmo de rock, funk, country, Jovem Guarda, bolero, blues, jazz, entre outros, trazem letras que falam de amizade, cachorrinhos, fantasmas, princesas e tudo que permeia o universo infantil.

 

Em seguida, o público vai ver o show de Manoel Cordeiro, que recebe a cantora Gina Lobrista. Músico e também produtor, ele tem mais de quarenta anos de carreira, iniciada em bandas de Macapá. Nos anos 1970, o músico veio para Belém e gravou seu primeiro disco de carimbó e não parou mais. Hoje ele é uma das principais figuras da música paraense.

 

Já cantora Gina Lobrista, que vem encantando o público, por carregar em seus traços toda a beleza da mulher paraense, chega com força em 2015, trazendo o codinome de “Índia Apaixonada”. Ela, que escolheu o Ver-o-Peso, um dos cartões postais mais famosos de Belém, como ponto fixo para apresentar sua arte para o mundo, não podia ficar de fora desta festa.

 

Manoel Cordeiro também vai brilhar mais uma vez no palco do Ver o Peso da Nossa Música, no show da banda que ele lançou em 1990, Warilou, que encerra a domingueira, no Centur, no dia 11.  De sonoridade influenciada pela lambada, guitarrada, zouk e carimbo, a banda traz em sua trajetória grandes sucessos como “Tudo isso é amor”, “Brilho Sensual” e “Luz do Mundo”.

 

No dia dos parabéns...

 

No segundo dia de show, dia 12, data do aniversário da cidade, a programação começa com o Grupo de Percussão Vale Música, segue com o show  “Elas por Elas”, projeto que reúne as cantoras Camila Honda, Juliana Sinimbú, Natália Matos e Nana Reis e encerra com muito samba e pagode do grupo Nosso Tom.

 

O Grupo de Percussão de Câmera do Vale Música existe há 3 anos e é formado por 11 alunos de um total de 200 que são beneficiados pelo  Programa Vale Música. O grupo tem um repertório eclético, toca ritmos regionais e música erudita.

 

O Vale Música foi criado pela Fundação Vale há dez anos e  tem como parceiro a Fundação Amazônica de Música, no Pará. O programa é desenvolvido com crianças e jovens da rede pública de ensino da Grande Belém e tem como objetivo o ensino da música clássica e popular, dando a oportunidade de acesso à cultura musical e à profissionalização do aluno como musicista.

 

Já o "Elas Por Elas", reúne  as quatro jovens cantoras, que interpretam suas grandes referências musicais, homenageando  nomes importantes da música brasileira. Mas para o aniversário de Belém, Camila Honda, Juliana Sinimbú, Natália Matos e Nanna Reis vão caprichar nos grandes sucessos da música paraense.

 

Ao todo serão 15 músicas interpretadas pelas cantoras em aproximadamente 80 minutos de espetáculo. Estarão presentes no repertório clássicos como “Olho de Boto, Foi assim, Pauapixuna e Clarão da Lua.

 

A banda que acompanha as cantoras é formada por três dos maiores instrumentistas do cenário musical paraense: o contra-baixista Príamo Brandão, o baterista Edvaldo Cavalcante e o arranjador e guitarrista Davi Amorim.

 

Samba e amor para Belém

 

A banda Nosso Tom, que encerra a programação do Ver o Peso da Nossa Música, é notório por cumprir agendas pontuais de shows e bailes de formatura nas principais casas noturnas, clubes da cidade e região. Formado por Júlio Cezar (voz), Juninho do Cavaco (Cavaco), Erlon (teclados), Maurinho (Pandeiro), Jed Brow (bateria) e Marquinho (Tantã).

 

A Nosso Tom surgiu em 1999, quando Júlio Cezar reuniu alguns amigos para uma roda de samba, que nunca mais parou. No ano seguinte, o grupo seguiu pra São Paulo onde fixou residência por 10 meses, se apresentando semanalmente na capital paulista, participando de programas de TV de São Paulo e do Japão, e fazendo turnês por outros estados, como Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre).

 

Aos 15 anos de carreira, o grupo Nosso Tom está em seu sexto disco, o "Novas Trilhas", produzido por Boris (Baixista e Produtor Musical do cantor Belo). As 10 faixas inéditas trazem todo o swing que o grupo também vai mostrar neste aniversário de Belém.

 

PROGRAMAÇÃO – NO CENTUR – 11 E 12 DE JANEIRO

 

DIA 11/01/2015

10h - ESPOLETA BLUES

11h15 - MANOEL CORDEIRO E GINA LOBRISTA

13h - WARILOU

 

DIA 12/01/2015

19h - GRUPO DE PERCUSSÃO VALE MÚSICA

20h - SHOW “ELAS POR ELAS" - NATÁLIA MATOS, NANA REIS, CAMILA HONDA E JULIANA SINIMBÚ"

21h30 - NOSSO TOM

 

Serviço

Ver-o-Peso da Nossa Música. Nos dias 11, a partir das 10h, e no dia 12 de janeiro, a partir das 19h, sempre no Centur –Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Batista Campos, Belém - PA, 66073-220. Entrada franca. Realização: MM Produções. Patrocínio: Vale.​ Entrada franca.

Fones.: (91) 3199-9890 | 3355-8668 | 98360-4112 Zap

Instagram: @mmproduz